Monday, August 22, 2011

os pais e as mães nunca morrem

esta mensagem está fora do tempo, mas já a tinha formalizado no meu pensamento, quando recebi a noticia da morte da mãe do meu grande amigo. Apesar de estarmos todos à espera deste momento, é sempre dificil. Depois da reacção normal de tristeza profunda e inevitáveis lágrimas, ocorre-me o pensamento de que os pais e as mães nunca morrem.
Nunca morrem porque continuam de geração em geração, num caminho de aperfeiçoamento, eu diria.
Foi o que senti também quando o meu pai morreu.
No fundo é passar um testemunho, é continuar um projecto, um ideal... e isso nunca morre, da mesma maneira que as ideias nunca morrem...
Hoje em dia, eventualmente, é mais fácil perderem-se algumas ideias, porque os pais e as mães estão cada vez mais independentes, isto é, pouco ligados, pouco afectos, e a continuidade será mais dificil, não sei...
Parece-me que quando somos criados não é somente a cor dos olhos, do cabelo, etc, que herdamos nos genes dos nossos pai e mãe. A personalidade também vem dos nossos antepassados, e acredito que também os comportamentos sejam herdados.
Acontece imensas vezes ver o meu filho com comportamentos iguaizinhos ao pai, mesmo sem estarmos todos juntos, é de facto impressionante!
Por isso, eu acho que vale a pena aproveitar todo o investimento dos nossos antepassados, de gerações e gerações lá para trás no tempo, e continuar esse projecto, esse ideal.
Foi por isso que eu agarrei este projecto do meu pai.
É por isso que eu digo que os pais e as mães nunca morrem. Este é o sentido da eternidade!
E a esta mãe, que não foi minha mãe de sangue, mas foi também mãe de grande amizade, eu agarro alguns ideais que partilhamos, e que continuam no meu filho...
Ficam as boas e tantas memórias das expressões...dos sorrisos...da amizade.
saudades...

No comments: