Thursday, April 26, 2007

despropósito actual

Fico estupidamente perplexa com situações cada vez mais banais que enfrento com os jovens estudantes... sinto-me uma professora daquelas muito chatas.. mas, de facto, não consigo ficar indiferente e passiva perante certas coisas, vai daí, lá tou eu a chatear os miudos...
tivemos cinco dias de jogos entre as escolas do concelho organizados pela câmara municipal. Seria ótimo... promove as modalidades desportivas, o encontro entre escolas, tudo muito positivo.
Mas os detalhes... essses... enfim. No meu entender, este tipo de jogos serviriam para promover o espírito desportivo, o desporto para todos, por em prática a formação cívica, por aí... surpreendentemente (para mim...) não será bem assim, afinal está mais presente o ganhar a todo custo, um género de vale tudo, muito próximo do espírito de sobrevivência e concorrência próprios da civilização actual: alto rendimento a todos os níveis (até do abominável..).
Fico a pensar no despropósito das minhas observações feitas aos alunos ( a todos, pois... afinal sou professora, nao me preocupo somente com os meus alunos, mas com os jovens em geral). Despropósito porque nao consigo deixar de reclamar príncipios e valores que me foram legados pelos pais e professores que se cruzaram (felizmente) no meu percurso de vida. Despropósito porque, ao que me pareceu, não são estes os príncipios e valores promovidos actualmente. De facto, para vencer na vida hoje em dia, estes príncipios são inadequados. Qual jogo limpo, assim nao ganhamos... qual desporto para todos, levamos os melhores (os que já jogam nas equipas do desporto escolar e dos clubes... o mérito não é nosso, mas não interressa, ganhamos..), qual espirito desportivo, o espirito competitivo é que dá para ganhar... etc, etc.
Quanto ao espirito promovido nos clubes, eu não comento... afinal esses têm compromissos com os patrocinadores... Quanto ao espirito promovido na escola... bem, era suposto formarmos os adultos de amanhã, cidadãos... No entantanto, nomadamente o desporto escolar funciona como uma espécie de alternativa para os menos bem sucedidos nos clubes (professores e alunos, pois..). Quando a escola devia ser previligiada na promoção dos tais valores e príncipios morais, são muitas vezes os próprios encarrgados de ducação a ficar muito indignados quando questões de ordem moral se elevam diante de questões de rndimento escolar.
Quando entreguei as medalhas aos 1ºs classificados na modalidade de futebol, dei-lhes os sinceros parabéns e acrescentei: voces são excelentes jogadores, mas gostaria que fossem também excelentes pessoas... sorriram... mas não sei se perceberam a mensagem. Um deles respondeu: ó stôra, o futebol é um jogo para Homens... eu percebi o que ele me disse e fiquei sinceramente preocupada sobre o tipo de sociedade que estamos a criar... mas isto sou eu que estou numa fase de despropósito actual relativamente aos valores e príncipios morais.

No comments: