Tuesday, April 24, 2007

o previlégio é meu...

há precisamente 10 anos, a minha vida entrava numa nova e fascinante fase. O Pedro estava nos meus braços, muito pequenino, tao indefeso, tao meu filho... aquele momento do primeiro encontro visual será sempre recordado como se fosse presente. A maternidade é mesmo uma nova porta que se abre na nossa vida, porque de repente nascem e pronto. Tudo muda nesse preciso instante.
Passou-se uma década, tao plena, tão repleta de inúmeras e intermináveis histórias e recordações dessa caminhada entre a mãe e o filho.
De repente o meu tempo passou a ter o ritmo de crescimento do Pedro. Os primeiros meses são rapidissimos, porque o crescimento é vertiginoso. Agora sinto que os ritmos de tempo de cada um estão mais próximos.
Pela décima vez, reunimos o grupinho (cada vez mais selectivo) de amiguinhos e coleguinhas do Pedro, curiosamente sempre muito equilibrado em género feminino e masculino (da sua própria responsabilidade) para uma tarde de brincadeiras e um pleno desfrutar da energia própria das crianças desta idade. «ó mãe, eu ja sou pré-adoslescente, nao é?»... os meus olhos brilham e o sorriso orgulhoso invade-me o ego nestas alturas...
Observo-os a todos, ao pormenor. As expressões, as brincadeiras, a forma como se deslocam e as destrezas, as interacções... que riqueza! que exuberância tão comodida e subtilmente expressa no conjunto individual de cada um...
Guardo dez anos de momentos únicos, conquistas passo a passo, sustos, inquietações, alegrias, prazeres, lágrimas, sorrisos, expressões, fúrias, mimos, etc, etc, etc, do Pedro. Aquele ser que foi gerado dentro de mim, tão ele próprio, com tantas coisas minhas, do pai e demais familiares, meu filho, pois... o previlégio é meu. Fico grata á Força da Criação por mo ter concedido...

No comments: