Thursday, March 4, 2010

Heisenberg...


parece que retomo o ritmo, calma e serenamente... os dias já estão maiores, apesar do tom predominantemente cinzento escuro e cinzento claro, entre rasgos de raios perdidos que pelo cinzentão dominante parecem brilhar muito mais...
Ontem à noite dirigi o meu olhar e pensamento flutuante para o lindo céu salpicado de incontáveis pontos luminosos. Recordava todas aquelas matérias que aprendi na escola, sobre os astros, os planetas, o universo, e as teorias todas de sábios que marcaram passo na ciência dos Homens. Curiosamente, uma das teorias que me ocorreu enquanto tentava perceber quais eram as luzinhas cintilantes e as fixas, e porque é que havia uma com um tom mais amarelo alaranjado que as outras que são tão branquinhas, e umas muito próximas que os reflexos se entrecruzavam, e outras tão sozinhas.. entre mil pensamentos assim, lembrei-me: príncipio da incerteza de Heisenberg... agora fiz um bocadinho de batota e fui «rever» este príncipio que data de 1927 e é do domínio da física quântica, ou seja, no universo dos electões... olhava para as estrelas no céu, que por estarem a anos-luz de distância do ponto onde me encontro no planeta terra, me parecem do tamanho de pontos no céu, quando o seu tamanho real deve ser pelo menos maior, igual ou próximo ao planeta onde me encontro. E o que me ocorre? O príncipio da incerteza de Heisenbenrg. Uma teoria sobre as mais pequenas partículas conhecidas pela ciencia do Homem.

No comments: